Cirurgias
Minimamente
Invasivas

HOLEP

A Enucleação da próstata com laser de Holmium  (HoLEP (Holmium Laser Enucleation of Prostate) é uma cirurgia minimamente invasiva utilizada para o tratamento da HPB (próstata aumentada). Essa técnica cirúrgica foi criada há pouco mais de 20 anos sendo considerada atualmente o melhor tratamento cirúrgico para a HPB.

O grande diferencial da HoLEP em relação às outras cirurgias endoscópicas (cirurgia via uretral – sem cortes) para tratamento da hiperplasia prostática benigna é que ela permite a retirada de todo o adenoma prostático, diminuindo o risco de recidiva futura do problema para menos de 1%. Enquanto as demais técnicas endoscópicas apenas diminuem o tamanho do adenoma, na HoLEP ele é retirado em sua totalidade e é isso que faz do HoLEP um tratamento definitivo para a HPB.

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo o pós-operatório é bastante tranquilo e a grande maioria dos pacientes (90%) recebe alta hospitalar em até 24 horas.

Quando falamos de HoLEP falamos de uma cirurgia inovadora, que vem mudando vários paradigmas em relação ao tratamento da HPB.’

Laparoscopia Urológica

Técnica minimamente invasiva na qual uma microcâmera, através de pequenos orifícios no abdômen, permite realizar vários tipos de cirurgias que antes eram feitas de maneira tradicional, com grandes incisões no abdômen.

Entre as vantagens estão

Diminuição da dor no pós-operatório

Menos sangramento

Recuperação mais rápida

Cicatrizes menores

Baixos riscos de infecção

Podem ser realizados pela laparoscopia

Prostatectomia Radical para tratamento do câncer de próstata

Nefrectomia total e parcial para tratamento de tumores renais

Adrenalectomia para tratamento de doenças das glândulas adrenais

Tratamento de alguns tipos de cálculos urinários

Cistectomias para tratamento de tumores avançados de bexiga

Cirurgia Robótica

O avanço dos estudos e a tecnologia permitiram que a medicina se reinventasse, buscando novos métodos muito mais vantajosos para os pacientes.
A urologia é muito beneficiada por essa técnica, que amplia a imagem do campo cirúrgico proporcionando uma visão tridimensional, permitindo assim uma qualidade superior durante o procedimento.
Os movimentos são realizados por braços robóticos e pinças, conduzidos pelos cirurgiões, que são guiados por meio de uma tela de alta definição.

Entre as vantagens estão:

Movimentos mais precisos e delicados

Menor período de internação

Recuperação mais rápida e com menores chances de complicações

Redução de sangramento durante a cirurgia

Diminuição da dor

Rapidez, eficiência e segurança

Doenças que podem ser tratadas

Cistectomia (retirada de tumores na bexiga)

Nefrectomia (retirada de tumores no rim)

Prostatectomia (câncer de próstata)

Reimplante ureteral (tratamento de estenose e ureter)

Linfadenectomia de Retroperitônio (câncer de testículo)

HoLEP

A enucleação da próstata com Holmium laser (HoLEP) foi realizada pela primeira vez no final dos anos 90 na Nova Zelândia e desde então vem se tornando popular em todo o mundo.

É uma cirurgia minimamente invasiva considerada atualmente o melhor tratamento para pacientes com Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), doença prostática mais comum em homens acima de 40 anos.

É realizada pela uretra, sem cortes, com a utilização do laser de Holmium e permite a retirada completa do adenoma prostático (porção prostática que está causando o problema), responsável pela obstrução do canal urinário (uretra).

Conheça algumas vantagens

Diminuição da dor no pós-operatório

Menor sangramento

Alta hospitalar em até 24 horas após a cirurgia e sem sonda uretral em 90% dos pacientes.

Utiliza instrumental mais delicado, diminuindo assim intercorrências pós cirúrgicas na uretra do paciente

Pode ser realizada nos pacientes em uso de anticoagulantes

Pode ser realizado em próstatas de qualquer tamanho

A tecnologia à favor da sua saúde!

Caso tenha interesse, dúvidas ou precise de maiores esclarecimentos, fique a vontade em entrar em contato conosco em um dos nossos canais de atendimento.