Quais as repercussões da HPB na qualidade de vida do paciente?

O diagnóstico de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) pode interferir de várias formas na qualidade de vida do paciente:

Ansiedade:
O conhecimento do problema em si pode gerar ansiedade, pois irá demandar um tratamento específico, seja medicamentoso ou cirúrgico.

Preocupações com a Sexualidade:
Apesar do fato da hiperplasia prostática não interferir na função sexual nem na libido, alguns homens associam os problemas da próstata com esse tipo de alteração, mas isso não é necessário, pois não há essa correlação.

Estresse Relacionado aos Sintomas Urinários:
Sintomas como aumento da frequência urinária, dificuldade em iniciar ou manter um bom fluxo urinário, urgência para ir ao banheiro assim como uma acentuada piora da qualidade do sono (levantar várias vezes à noite para urinar) podem causar estresse emocional, principalmente quando interferem nas atividades cotidianas.

Reações à Necessidade de Tratamento:
A necessidade de tratamento, seja por meio de medicamentos, terapias ou procedimentos cirúrgicos, pode desencadear preocupações e emoções relacionadas ao processo de cura.

Medo do Câncer de Próstata:
Embora a HPB não esteja relacionada ao câncer de próstata, o diagnóstico pode despertar receios sobre a possibilidade de desenvolver câncer, levando a preocupações adicionais. Vale ressaltar que são condições totalmente distintas e independentes, e o fato de ter HPB não aumenta risco de ter câncer de próstata.

Desconforto com Exames e Tratamentos:
Procedimentos médicos e exames podem causar desconforto emocional e físico, afetando a disposição para buscar tratamento.
Nesses casos o mais importante é conversar com seu médico, esclarecer as dúvidas e iniciar a terapia mais apropriada, pois somente assim o seu problema será resolvido.