Aconselha-se considerar o tratamento logo que os sintomas da HPB se tornem perceptíveis, começando a afetar negativamente a qualidade de vida. Sinais indicativos de que o tratamento pode ser necessário incluem:
Dificuldade em iniciar e manter um bom jato urinário:
Um aumento notável na dificuldade para iniciar ou manter o fluxo urinário.
Aumento da frequência urinária diurna e noturna:
A necessidade frequente de urinar, especialmente durante a noite (nictúria).
Retenção urinária:
Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.
Urgência para urinar:
A HPB não tratada pode levar a um prejuízo no funcionamento da bexiga que muitas vezes se manifesta com urgência para urinar e até mesmo perdas urinárias involuntárias relacionadas a esses episódios de urgência.
A presença de complicações da HPB, como as listadas abaixo, são indicações da necessidade de tratamento cirúrgico:
- Infecções:
A HPB pode ser um fator facilitador das infecções urinárias de repetição, assim como a infecção da próstata, mais conhecida como Prostatite. - Formação de cálculos na bexiga:
A dificuldade para um adequado esvaziamento da bexiga pode levar à formação de cálculos, o que agrava mais ainda essa condição. - Sangramento na Urina:
O crescimento excessivo da próstata pode ser reponsável por sangramento persistente e recidivante, interferindo na qualidade de vida e trazendo preocupações adicionais ao paciente, pois o sangramento pode levar a uma obstrução da uretra e até mesmo anemia.