blog

Qual o melhor momento para realizar o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?

Aconselha-se considerar o tratamento logo que os sintomas da HPB se tornem perceptíveis, começando a afetar negativamente a qualidade de vida. Sinais indicativos de que o tratamento pode ser necessário incluem:

Dificuldade em iniciar e manter um bom jato urinário:
Um aumento notável na dificuldade para iniciar ou manter o fluxo urinário.

Aumento da frequência urinária diurna e noturna:
A necessidade frequente de urinar, especialmente durante a noite (nictúria).

Retenção urinária:
Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.

Urgência para urinar:
A HPB não tratada pode levar a um prejuízo no funcionamento da bexiga que muitas vezes se manifesta com urgência para urinar e até mesmo perdas urinárias involuntárias relacionadas a esses episódios de urgência.

A presença de complicações da HPB, como as listadas abaixo, são indicações da necessidade de tratamento cirúrgico:

• Infecções:
    A HPB pode ser um fator facilitador das infecções urinárias de repetição, assim como a infecção da próstata, mais conhecida como Prostatite.
  • Formação de cálculos na bexiga:
    A dificuldade para um adequado esvaziamento da bexiga pode levar à formação de cálculos, o que agrava mais ainda essa condição.
  • Sangramento na Urina:
    O crescimento excessivo da próstata pode ser reponsável por sangramento persistente e recidivante, interferindo na qualidade de vida e trazendo preocupações adicionais ao paciente, pois o sangramento pode levar a uma obstrução da uretra e até mesmo anemia.